Autor Tópico: Tutorial troca de coroa/pinhao/corrente com emenda  (Lida 29359 vezes)

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
Tutorial troca de coroa/pinhao/corrente com emenda
« Online: Maio 19, 2008, 04:09:12 am »
Apesar de saber que as correntes sem emenda sao mais resistentes optei pela troca por uma corrente com emendas. As razoes sao:
1) Facil substituiçao da corrente sem ter de desmontar a balança
2) Custo bem menor, tanto da corrente, como da mao de obra
3) Facilidade de se remover a corrente para limpeza mais acurada e lubrificaçao profunda
4) Versatilidade ( pode-se acrescentar e/ou remover elos), no meu caso, testei uma coroa de 38 dentes e depois voltei a de 40 dentes, sem problemas...
5) Riscos de se comprometer o pino da Balança da moto durante a remoçao para colocar a corrente sem emendas

Na foto acima, a moto em neutro foi colocada com a roda suspensa, foi removida a capa do pinhao e constatado que seus dentes estavam envergando..

Comparaçao entre o pinhao velho e o novo ( Rifel):

Sao dois parafusos que prendem o pinhao:

Na traseira foi acoplada uma ferramenta para abrir o elo da corrente :

Corrente aberta em posiçao, neste momento é só encaixar na extremidade de cima da corrente velha a extremidade da corrente nova e ir girando a roda e puxando embaixo a corrente velha. No caso, foram apenas acrescentados dois elos , pois a corrente era nova e eu tinha guardado os elos sobressalentes, cortados quando instalei o disco de 38 dentes da Vaz.

Como voltei para a coroa de 40 dentes ( Nova da Rifel)  tive que adicionar esses elos.
A foto da corrente nova é de quando eu coloquei a coroa de 38 dentes. Nesse caso foi simplesmente conectada ao final da corrente velha cortada...

Usei a corrente da CIC e no saquinho vem os O'rings de borracha e o clipe de travamento , bem como o lubrificante para aplicar dentro do rolete, dos pinos e entre os O'rings...( denominados tambem de aneis de vedaçao de silicone)

A seuir a foto mostrando após rodar a roda puxando a corrente nova ( já ligada a velha temporariamente com um pino) e removendo a corrente velha.

Notem que sobraram dois elos, pois era a coroa de 38 dentes....

Foram removidos com a ferramenta pra abrir elos e guardadas...

Depois a emenda foi montada ( bem lubrificada internamente)

E finalmente o clipe ( trava) foi colocado no sentido da rodagem, para nao sair caso a corrente esbarre em alguma pedra ou pau. Isso é importantissimo! A parte aberta da trava tem que ficar para baixo quando montada na parte de tras da coroa!!!

A grande vantagem da corrente com emenda, é essa: Poder remover para limpar totalmente

E uma dica seria fazer uma soluçao de solvente com graxa de lito dissolvida e alcool . Essa soluçao limpa profundamente , é reutilizavel em grande parte, e quando evapora deixa a graxa de litio dentro dos roletes e O'rings... depois de seca a corrente é só aplicar um oleo tipo 90 !

Nota: Em motos com mais de dez anos, é aconselhavel checar os coxins de borracha dentro do cubo da roda, estes servem para amortecer ruidos da coroa...
Os coxins abaixo sao de uma CG, estavam esfarelando. muita gente sequer sabe que existem nas motos...

A sequencia correta bem como as ferramentes, posto depois.

Ah, como eu nao gostei da coroa de 38 dentes ( é mais economica até 5000 rpms) depois nao vi vantagens e perdeu torque...
Eu voltei a coroa de 40 dentes e aí os elos que guardei foram remachetados a corrente... assim nao perdi a corrente nova !

Abraços do Konishi

Abraços do Konishi

Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
Re: Tutorial troca de coroa/pinhao/corrente com emenda
« Resposta #1 Online: Maio 20, 2008, 01:42:21 am »
ATENÇÃO:

No manual da Hond Falcon está recomendado nao usar corrente com elo mestre com presilha.....

Portanto gostaria de quem  usou (ou usa) corrente com presilha que postasse o resultado e/ou os problemas que tiveram com isso.

Abraços do Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Faxinal - PR
« Resposta #2 Online: Maio 20, 2008, 02:08:30 am »
Konishi
o trabalho feito p/ retirar os 2 elos e depois recoloca-los nao seria o mesmo em uma corrente sem emendas, assim pode-se abri-la, colocar da forma mostrada aqui e fechar novamente???
modo familia, viajar em 2 rodas só daqui uns anos...

XRE 300
Ténéré 250
XRE 300
BROS 150
FALCON 400
BROS 150

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
« Resposta #3 Online: Maio 30, 2008, 09:13:02 am »
Sim Zo, desde que se tenha a ferramenta para remachetar os pinos da corrente.

Offline Paulo Gomes

• Ralando as pedaleiras
« Resposta #4 Online: Março 11, 2009, 02:29:36 am »
Konishi,
onde eu compro essa ferramenta para tirar os elos da corrente???
Abraçoo :thumleft: :thumleft:

Offline ADRIANORX

• Ralando as pedaleiras
  • PORTO ALEGRE RS
« Resposta #5 Online: Maio 24, 2009, 09:19:26 am »
Beleza de tutorial, se eu morasse numa casa faria com certeza. A minha Falcon anda meio quadrada para andar soqueando pouco, pode ser relação? Me diz qual tipo e marca de correia que usas?

Obrigado Adriano

Offline Netaum

• Ligando
  • *
  • Blumenau - SC
« Resposta #6 Online: Junho 22, 2009, 04:21:45 pm »
Nossa... qta gambiarra... Prefiro deixar a moto original, com manutenção constante na autorizada, e "apenas" viajar (com tranquilidade).
Abraços!

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
« Resposta #7 Online: Junho 23, 2009, 12:11:53 am »
Nossa..Vamos apagar todos os topicos e "apenas" mandarmos nossas motos para as concessionarias !!!!

Ganhou o premio, Netinho...

Só nao vou dizer o nome do trofeu !!!! calada1

Offline yurininja

• Ironbutt do FOL
  • Ponta Grossa - PR
« Resposta #8 Online: Junho 23, 2009, 01:27:54 am »
só não entendi onde foi achada a tal "gambiarra"

seria na maneira limpa e correta de substituir uma relação?

acho q tem muita gente q leva a moto na concessionaria e aqcha q o serviço dos caras é limpo....

pq será q nunca autorizam o dono a entrar na oficina para ver o serviço efetuado em sua moto?

resposta: soca a marreta nesse mer.. q ela sai..... q se fod.., o cara num ta vendo mesmo!

eu já trabalhei em duas autorizadas, na primeira pedi demissão com 14 dias e na segunda, no 2º dia. (e não foi pq achei q o serviço dos caras é muito limpo e honesto).

depois desses 2 "empregos", aprendi a NUNCA levar numa autorizada!

ótimo primeiro post desse cidadão.

caro neto, se aceitar um conselho, leia muito, mas muito, se possível passe boas horas lendo os tópicos do FOL, aí vc pode pensar em postar algo, geralmente os primeiros posts são dúvidas (q a FOLmília vai tentar ajudar/solucionar), é claro q vc pode postar uma crítica, mas é aconselhável q esta crítica tenha, pelo menos, um pouco de nexo.

Offline Pacheco Polizel

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • São Paulo - Capital
« Resposta #9 Online: Junho 23, 2009, 01:49:48 am »
Nossa... qta gambiarra... Prefiro deixar a moto original, com manutenção constante na autorizada, e "apenas" viajar (com tranquilidade).
Abraços!

konishi quando a moto dele quebrar num lugar dificil ele pode ter chave , alicate , broca , martelo , marreta , talhadeira , um revolver , um pau , um espeto , uma lança ou qualquer coisa pra se virar e não vai ter o conhecimento , então amigo nunca pense que nunca precisará aplicar algum conhecimento obtido aqui pois quando a coisa aperta é dificil passar no cú da agulha viu

amilcar vou contar minha experiencia pra vc !  ja faz tempo eu tinha uma XR200 morava em socorro - sp e vim pra são paulo num sabado , no domingo de manhã fui na casa do mei tio em são bernardo do campo e derrepente ouvi um barulho e a moto subiu o giro lá em cima foi um susto pois nunca tinha acontecido comigo isso , quando desci da moto vi que a corrente tava lá atras uns 20 metros , minha sorte que não tava em alta velocidade senão poderia ter enrrolado a corrente na roda ai ...  
oque aconteceu é que eu tinha acabado de perder a trava da emenda da corrente e a emenda também por isso a corrente se soltou , empurrei a moto uns 2 km procurando alguma oficina aberta mas domingo de manhã ? perguntando pras pessoas achei por sorte uma bicicletaria numa garagem o dono não estava tinha ido na missa , mas a esposa dele me deixou entrar e usar as ferramentas mas sem saber direito oque fazer fiquei lá esperando o marido dela chegar umas 2 horas afinal nem o elo muito menos a emenda eu tinha achado no caminho acho que seria impossivel achar , tem vez que eu não acho nem um parafuso quando cai do lado da moto parada na garagem de casa  i.aia;, quando o proprietario chegou ele não quis me ajudar preferiu me ensinar , ele me deu uma emenda de tamanho compativel que ele tinha no meio da bagunça pois ele disse que consertava motos mas como aparecia muito nóia ele parou depois de ser assaltado e resolveu consetar apenas bicicletas e mobilete , depois do serviço feito por mim mesmo ele perguntou se eu andava com ferramenta na moto quando eu viajava pois ele viu que minha moto era placa de socorro eu disse que não ele perguntou quantas horas de viajem dava de socorro até são paulo eu respondi rapido 150 km cerca de 2 horas , ai ele respondeu e vc não carrega nada mesmo ?   imagina se acontece isso que aconteceu aqui no meio do caminho sem nada perto ?   um jeito vc tem que dar nem que fosse um um pedaço de arame eu ia tentar me virar disse ele , e completando ele disse que um homem com uma moto quebrada numa estrada sem alguma ferramenta é o mesmo que um soldado na guerra sem arma , então aprendi que tem que andar prevenido ou com conhecimento , hoje tenho um pouco das 2 coisas espero que todos que pensem igual nosso amigo amilcar reflitam um pouco  :thumleft:
« Última modificação: Junho 23, 2009, 01:52:36 am por Pacheco Polizel »
www.pachecopolizel4x4.com.br - melhor site de peças 4x4 do brasil

Offline Gustav0

• Ironbutt do FOL
  • Vitória - ES
    • Relatos de Moto
« Resposta #10 Online: Junho 23, 2009, 04:38:35 am »
konishi, sempre usei correntes com emenda e nunca tive problemas...
é muito importante colocar a trava no sentido de rodagem... assim como vc fez, justamente para evitar de alguma coisa bater nela e empurrar ela pra fora...

dizem que a corrente com emenda nao é tao resistente quanto a sem emenda... eu nao sei pq...
alguns dizem que ela gasta mais rapido.... ai creio que seja so uma questao de qualidade do produto... mas creio que se for de qualidade compativel com uma boa sem emenda, a com emenda nao perde em nada...

[]s

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
« Resposta #11 Online: Junho 23, 2009, 05:00:19 pm »
Na minha  corrente , eu passei um fio de aço de amarrilha (fio fino para ortodontia) , dei umas quatro voltas na  area central da presilha amarrando-a na placa lateral externa, e ainda colei com superbonder . Só sai se cortar e  depois  descolar com chave de fenda. E nao atrapalha em nada a movimentacao da corrente.

Agora, chamar corrente com emenda de gambiarra, Santa Ignorancia.... O carinha nem leu o topico direito...

Eu prefiro uma gambiarra a ter de ficar na estrada.... E já vi cada coisa legal aqui no FOL. E concessionaria fecha de sabado a tarde e aos domingos e feriados... E celular nao funciona no campo longe das cidades... Nem no meio do mato... Nem nas serras, aí vale a criatividade e a amizade. Como quando o Junior irmao do Elton me cedeu a alavanca do cambio, pois a minha havia se partido numa queda na Canastra... E a minha alavanca quebrada, foi soldada ao eixo da do Junior que havia se entortado e nao dava mais para encaixar... E ainda fizemos um acelerador de punho com um pedaco de ferro pois o meu dedao havia sofrido uma luxacao de esquiador e nao dava mais para acelerar...

Ou quando o Fecker passou uma noite transformando uma arruela em uma chaveta para o alternador da sua DT...

Ou quando o mesmo Fecker numa trilha , junto com o Salles, consertaram um escapamento estourado com... papel higienico, folha de bananeira e barbante !!!!!!

Ou quando o Truck no meio do nada, sob chuva pesada, consertou uma corrente quebrada com um prego !!!!

Ou quando recuperamos uma bateria dada como perdida...

Mas quem só vai à concessionaria, nada aprende,pois sequer eles nos deixam ver o servico ( com raras excessoes) a nao ser a   deixar a moto parada por dias...na fila de espera...

Mas eu as vezes uso a concessionaria, mas nao dependo mais unicamente dela. Nem tenho confianca total nos seu servicos, porque já vi muita exploracao e servicos mal feitos pelas concessionarias. E abram o olho , porque uma lampada de 6 reais numa auto pecas custa 28 numa concessionaria, a mesma marca !!!!!!!! Um O'ring de borracha custa 16 reais para o filtro de oleo e o mesmo O'ring custa 2 reais numa autopecas..

E geralmente, nas concessionarias o patio fica lotado de motos aguardando a sua vez. E se ela nao tem a peca, tem de aguardar... e aguardar... e aguardar...

Em contrapartida, tem excelentes oficinas e mecanicos  particulares que lhes darao assistencia imediata, a custos bem mais em conta e servicos de qualidade igual e/ou superiores aos das concessionarias.

E aqui no FOL tá cheio de amigos prontos para organizarem um "Churrasmeca" e darem uma força para fazermos nós mesmos os servicos mecanicos .  Pois sabemos o valor de um bom aprendizado e das necessidades de se  improvisar .Vivendo e aprendendo, maos na graxa, rumo a independencia . Viva a liberdade !!!!!!!

Sem uma concessionaria por perto eu sei me virar... E voces??????????????????????

Offline Pacheco Polizel

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • São Paulo - Capital
« Resposta #12 Online: Junho 24, 2009, 12:17:31 am »

Sem uma concessionaria por perto eu sei me virar... E voces??????????????????????

[/quote]

2 x
www.pachecopolizel4x4.com.br - melhor site de peças 4x4 do brasil

Offline Diguhh

• Ironbutt do FOL
  • São José/SC
« Resposta #13 Online: Junho 24, 2009, 12:31:11 am »
respondendo a pergunta lá de cima, eu usei uma corrente com emenda de marca ruim, que nao recordo, que viajando de boa sempre entre 80~90, arrebentou na emenda. por sorte estava com o amigo Barah e Jairo que me ajudaram, e mais sorte ainda paramos na frente de uma casa que havia uma S10 na garagem que nos levou até uma oficina.

onde tive que por outra corrente igual mesma marca.

talvez tenha sido erro de montagem.

:thumleft:

Falcon 2006
XT660R 2009
Falcon 2006
Palio Fire
Sandero Privilegé
Idea Essence DL

Offline ROVEDA333 (In Memoryan)

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • VACARIA - RS A PORTEIRA DO RIO GRANDE
« Resposta #14 Online: Junho 24, 2009, 12:31:33 am »
ME DESCULPE, mas assim morre de fome se nao encontrar um restaurante na estrada?

o que tem de Gambiarra?

O que acontece é que a moto na revenda voce nem ve o que estao fazendo com ela.

O MARCAO que diga estava com o freio traseiro solto (o encaixe ficou por cima, sorte nao deu problema), revenda de Porto Alegre.

O Adriano com o filtro com + ou - 200 gramas de terra dentro, totalmente entupido, apos ter feito uma revisão.

ROVEDA333

MOTOBOX