Autor Tópico: Como remendar colchão inflável?  (Lida 68678 vezes)

Offline Julio

• Ironbutt do FOL
  • Curitiba-PR
Como remendar colchão inflável?
« Online: Agosto 13, 2008, 06:53:59 am »
Folmilia

Acho que como a maioria do pessoal que viaja e fica em barraca acaba levando um colchão inflável, e ja devem ter pasado por este problema.

No final de semana fui encher o colchão e estava com um furo bem onde ele foi dobrado  hum.,

A pergunta é: Alguem ja remendou colchão inflável???

E qual foi a técnica utilizada?

Bem que poderiam inventar uma vacina igual a de pneus para os colchões  i.aia;

Minha moto tem quatro tempos:
Chuva, Sol, Sereno e Muito Vento

Offline Loureiro

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Ribeirão Preto - SP
Re: Como remendar colchão inflável?
« Resposta #1 Online: Agosto 13, 2008, 07:00:37 am »
  Nas lojas onde vendem este tipo de colchão, normalmente costumam ter também os remendos especificos...
  O meu já vei com um kit de reparo junto...
  Não tente nenhuma cola diferente, porque você pode derreter o colchão...

Offline Tchelo

• COLABORADOR II
  • Ironbutt do FOL
  • **
  • To longe ma to sempre incomodando. ehh
« Resposta #2 Online: Agosto 13, 2008, 07:24:41 am »
aconteceu comigo recentemente.

comprei 1 kit de reparo no Submarino. entragaram no dia seguinte.  .clap
4 reaus + 3 de entrega em sampa.
da para fazer uns 3 reparos com o kit.

fiz eu mesmo, em 2 minutos. so dar uma lixadinha de leve, aplicar a cola (cuidado com ela, mto forte e toxica), e colocar a pelicula de silicone por cima.

dormi uma noite com o colchao nao totalmente cheio e acordei com ele um pouuuuuuquinho menos heio so. hehehe.
ta baum

abras
« Última modificação: Agosto 13, 2008, 07:25:18 am por Tchelo »

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
« Resposta #3 Online: Agosto 13, 2008, 07:50:49 am »
Normalmente o plastico utilizado nos colchoes inflaveis pode ser reparado por cola vinilica, como a cola de tubos Tigre ( para canos de PVC). Deve-se limpar bem o local ( nao pode ter umidade ) , lixar suavemente( pode ser um bombril a seco), recortar um plastico transparente numa area bem maior do que a do furo, passar uma camada bem fina de cola no plastico e na area do furo. Depois é só aplicar o pedaco de plastico sobre a area do furo. Quanto mais fina a camada da cola, maior a resistencia. Quanto maior a area coberta pelo reparo, maior a resistencia ao vazamento.

Normalmente todos os fabricantes de inflaveis vendem os kits especificos para reparos dos produtos deles. Cada plastico tem a sua cola especifica. Mas a cola vinilica funciona em quase todos os inflaveis , bem, pelo menos para emergencias.

Abracos do Konishi

Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Marcelus

• Ironbutt do FOL
  • CTBA - O FOL é livre, vc entendeu essa mensagem?
« Resposta #4 Online: Agosto 13, 2008, 08:01:10 am »
 O meu veio um reparo mas perdi, eu ja pensei em usar a famosa cola Tigre para solucionar o problema se caso de um furo, na grande maioria dos casos, os furos são mais um defeito de fabrica, pq sempre furam nas costuras!!
Nao me julgue pela aparencia!

Offline Julio

• Ironbutt do FOL
  • Curitiba-PR
« Resposta #5 Online: Agosto 13, 2008, 08:29:06 am »
O meu colchão até veio um circulo de tecido achei que era o remendo mais não era não.

Ninguem tentou utilizar remendo de bicicleta?

Offline Lila

• Ralando as pedaleiras
  • São Caetano do Sul - SP
« Resposta #6 Online: Agosto 13, 2008, 08:31:58 am »
Uma vez já usamos silver tape como alternativa.

Deu certo, mas é provisório... ,10468
Mulheres boas vão para o céu...Mulheres motoqueiras vão a todos os lugares!!!!

Offline Julio

• Ironbutt do FOL
  • Curitiba-PR
« Resposta #7 Online: Agosto 13, 2008, 08:44:54 am »
Olhando na Net achei algumas dicas:

Ainda acho que a melhor opção ainda é o Kit para reparos.

Encontrando furos em grandes infláveis.

Não é novidade para ninguém a maneira mais eficiente de se achar um furo em um pequeno inflável: mergulhá-lo sob a água e aguardar o surgimento de pequenas bolhas de ar oriundas de seu interior escapadas pelo furo.
A maior dificuldade é mesmo quando o inflável é muito grande, como colchões, sendo praticamente impossível mergulhá-lo em um recipiente de água. Você vai precisar de:

Recipiente pulverizador de plantas
Água
Detergente
Encha o pulverizador com água e um pouco de detergente.
Agite bem o frasco para que se misture bem e crie mais espuma
Pulverize todo o inflável uniformemente buscando uma produção maior de bolhas. Comece pelas partes que você julgar mais possíveis de estarem avariadas. Geralmente os furos ocorrem nas emendas ou dobras dos infláveis.
Assim você poderá detectar o furo e assim aplicar o remendo original ou o remendo caseiro apresentada abaixo.

Recomendações dos Fabricantes para o concerto (Nautika, para colchão Zenite.)

Corte um pedaço de remendo em forma de circulo ou oval um pouco maior que o rasgo ou buraco.
Verifique bem se o remendo e a parte afetada estão limpos e secos.
Aplique cola nas duas superfícies e deixe secar por aproximadamente 5 minutos.
Aplique o remendo sobre a área afetada aplicando pressão até que esteja firme no lugar.
Deixe secar por três horas antes de voltar a inflar o colchão.
NOTA: O Remendo só serve para pequenos reparos. Para furos ou rasgos maiores ele não vai funcionar bem.

Segunda opção, tentativa do desespero site Macamp.

A maioria dos colchões infláveis acompanha um kit de reparos de furos. Leia as instruções e aplique-as. Não tendo um resultado de sucesso, vai aí uma dica que, feita com cuidado e capricho, atende 80% dos furos indesejáveis. Você vai precisar de:

1 cola de Vinil (para bóias e piscinas)
1 fita “Silver Tape”
1 tesoura
1 isqueiro
Limpe a região do furo com álcool e em seguida passe um pedaço de jornal na superfície. O jornal ajuda na eliminação de umidade e gordura do local. - Isto é importantíssimo.
Corte um pequeno quadrado de “Silver Tape” (pouquinho maior que o tamanho do furo).
Passe a cola nas duas superfícies (do colchão e da fita).
Espere o tempo indicado no tubo de cola.
Junte as superfícies e pressione firmemente por um minuto.
Aqueça a fita com o isqueiro para a fita contrair.
Repita esta operação mais ou menos quatro vezes com o tamanho da fita cada vez maior, para que um conjunto envolva o outro e reforce cada vez mais o remendo.
Faça a operação com calma e capricho.

Agora se nada disso der certo, existe mais opções. Ou compra um kit da Nautika que vende nas lojas de artigos de camping, especifico para conserto de infláveis, iguais a foto aqui em baixo ou então pode levar para uma borracharia, ou bicicletaria para tentar o conserto.

Offline ledson

• Esquentando
  • **
  • Ali de Mineiro - Redescobrindo o mundo
    • Ali de Mineiro - Redescobrindo o Mundo
« Resposta #8 Online: Agosto 13, 2008, 07:15:37 pm »
Colchão inflável eu recomendo o zenite da nautica, se for de casal...

já acampei com meu várias vezes.

Morei em angra temporariamente por 2 anos e dormi nele...

é resistente, eu agarantio!!!

para viajar de moto , eu recomendo utilizar saco de dormir micro-pluma + isolante térmico inflável modelo Isolite da frabricante Azteq. o unico problema do isolante termico é que nao possui fole interno. mas eu uso uma bombinha que levo nas viagens para encher pneu tb... tem um relato do mesmo e fotos no meu site, http://www.alidemineiro.com.br que momentaneamente, hoje(14/08/2008) está fora do ar...  :thumleft:
./ledson --carvalho
http://www.alidemineiro.com.br
Redescobrindo o Mundo...

Offline Cleber Bonotto

• Ironbutt do FOL
  • Urussanga/SC
    • Bonotto Mototurismo
« Resposta #9 Online: Agosto 16, 2008, 12:26:13 pm »
eu ia sugerir a opção do site macamp, mas foram mais rapidos que eu!
:)

lembrando que a cola de vinyl não cola sobre a fita tape, então em remendem sobre o remendo, antes remova o velho e faça o novo.

os kits de reparo nunca funcionaram comigo, mas a fita tape... meu colxão já é quase todo cinza....

i.aia; i.aia;

Offline edge

• Ligando
  • *
« Resposta #10 Online: Novembro 30, 2008, 05:10:06 am »
 Olá pessoal!
 Eu já tive esse problema em Brotas, fui recorrer ao kit que acompanha o colchao e minha mulher havia jogado no lixo, porém lembrei que tinha um kit de "michelim" p/ cameras de bike e nao é deu certo. Está até hoje com o remendo.

Offline Konishi

• COLABORADOR I
  • Ironbutt do FOL
  • *
  • Araraquara SP
« Resposta #11 Online: Dezembro 01, 2008, 02:23:27 am »
Colas alternativas para furos em inflaveis:

Cola de junta de motor 3M, Araldite rapido, Cola Tigre ou cola de PVC, Superbond Flex, Cola Polly Hobby, Cascolar, cola de sapateiro, cola de silicone para aquarios, cola a frio para camara de bicicleta , ...

Se for cola de contacto, tem de aplicar no local ao redor do furo e no remendo ( formato circular é melhor ) e esperar uns minutos para o solvente evaporar, e entao aplicar o remendo sobre o furo.

Eventualmente um pingo de silicone quente pode resolver o problema de  pequeno furo em colchoes inflaveis.

O uso do Silver tape é uma boa ( pode ser tambem aqueles tapes largos da 3M ) , mas funcionam bem em superficies sem muitos detalhes. Se o furo for num canto  e/ou em uma depressao valada,  ou em quina a silver tape pode vazar...

Já vi até remendos feitos com papel do tipo Contact e tambem com esparadrapo largo, hehe...

Normalmente os colchoes inflaveis furam porque o pessoal nao os embala direito na hora de ir embora e/ou nao os acondiciona corretamente na bagagem para viagem.

Ha, e nao fumem dentro da barraca, chequem o solo aonde vao colocar o colchao. Na hora de guardar, limpem bem e dobrem ( ou enrolem) o colchao inflavel com a camada mais espessa de cobertura para fora ( lado mais fino para dentro). Uma fronha ou similar ajuda a proteger ainda mais o colchao inflavel contra possiveis atritos quando embalados para viagem.

Abracos do Konishi
Paz e amor Bixo ! E moto na estrada !

Offline Julio

• Ironbutt do FOL
  • Curitiba-PR
« Resposta #12 Online: Dezembro 01, 2008, 03:50:08 am »
Eu comprei um KIt de reparo para colchão em uma loja de produtos esportivos.
O remendo é quadrado parece um papel contact, é so inflar o colchão e colar sobr eo buraco.
Quando remendei o colchoa ficou cheio por 3 dias, dai dobrei e guardei quando fui usar novamente dormi e acosdei no chão  :cry:

Acho que o remendo é para ser feito e utilizado na hora após isso tem que tirar e colocar um novo no lugar.
Paguei 2,50 em uma cartela com uns 12 remendos, vou levar sempre eles na viajem par auma emergencia.

Mas o que fiz foi comprar um colchão novo foi o melhor remendo  i.aia; kkkkk;

O motivo do furo foi igual o Konishi falou devido a forma incorreta de dobrar na hora de guardar.

Offline Paulo_Londrina

• Esquentando
  • **
Espero Ajudar em algo
« Resposta #13 Online: Janeiro 21, 2009, 07:42:19 am »
Tenho um colchão da Nautica de casal e já jurou em dois lugares, o que resolveu os furos foi uma COLA DE PVC FLEXÍVEL, pode ser comprado em Lojas que trabalham com derivados de borracha (EM LONDRINA - UBB- UNIÃO BRASILEIRA DE BORRACHA), ela tem um custo de aproximadamente R$ 9, e em uma loja que trabalhe com lonas ou encerados comprar um pedaço de lona (igual lona de banners e toldos) R$ 2 reais, dá até pra usar de um banner velho que não achar que fica muito feio. (A Cola dá pra colar uns mil furos e usar em barracas também).
Procedimento: limpe a área do furo, lave com sabão neutro e uma esponja, esfregue bem e enxugue, ai corta um pedaço da lona (de preferência redonda para não criar cantinhos), passa cola no colchão e no pedaço de lona, espere uns dois minutos...a cola vai ficar meio seca, ai cola um no outro e coloca um peso em cima espere o tempo de secagem total da cola, (duas horas).

Offline CAÊ

• ADMINISTRADOR
  • Ironbutt do FOL
  • Guarulhos - SP
    • Mercadão Fácil
« Resposta #14 Online: Março 21, 2009, 11:24:02 am »
O meu colchão remendei com Silver tape no encontro de Itamonte e tá até agora... sói um detalhe tem que remendar com o colchão cheio !!
PARCERIA MERCADÃO FÁCIL PARA A FOLmilia - ACESSE A SESSÃO PARCERIOS FOL E SAIBA MAIS !!!